POLÍTICA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS | ||||
Título | ||||
PO.PPD.001 – Política de Privacidade e Proteção de Dados | ||||
Data de Emissão | Data de Revisão | Versão | Páginas | Classificação Segurança |
18/08/2024 | 18/03/2026 | Versão 1 | 18 | Público |
A Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/2018 (LGPD), dispõe sobre o tratamento de dados pessoais por pessoa natural ou por pessoa jurídica, seja de direito público ou privado, coletados em território nacional.
Em vista disso, visando conferir a transparência aos procedimentos de tratamento de dados pessoais, e firmar compromisso com o integral cumprimento da LGPD, a Tombini, APROVA a Política de Privacidade de Dados (PPD), a ser utilizada nos sítios de internet, sistemas e aplicativos corporativos da organização.
A finalidade da presente Política de Privacidade é a de informar aos titulares de dados e aos demais, as práticas da Tombini em relação aos dados coletados por meio do seu site e por todos os demais mecanismos de coleta de dados, como o preenchimento de formulários físicos ou bancos de dados informatizados, e-mails, fornecimento de cópias de documentos, manifestações em redes sociais, contratos, publicações, entre outros, de acordo com as leis em vigor.
Ao estabelecer sua Política de Privacidade, a organização se compromete e declara aplicar aos dados pessoais e aos dados pessoais sensíveis sob sua custódia, todas as melhores práticas procedimentais, garantido ao usuário de seus canais de atendimento e de coleta de dados o cumprimento da LGPD.
É através da Política de Privacidade, ora aprovada, que a Tombini demonstra observar as regras de tratamento de dados pessoais aplicáveis as organizações previstas na Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Elaboradora da Política | Anna Carolina Uflaker Maciel Domont |
Aprovador da Política | Comitê de Privacidade e Segurança da Informação |
Organização | Tombini e todas as suas controladas e subsidiárias |
Titulares Impactados | Colaboradores, estagiários, aprendizes, contratados, temporários, fornecedores, terceiros e sócios, incluindo ainda qualquer indivíduo ou organização que possua vínculo com Tombini, suas controladas e/ou subsidiárias. |
AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS: Órgão responsável pela fiscalização do cumprimento das disposições da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei Federal n. 13.709/2018, no território nacional.
TITULAR DE DADOS: Pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento.
CONTROLADOR: A quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais, especialmente relativas às finalidades e os meios de tratamento de dados pessoais, representada nesta política pela organização.
OPERADOR: Parte que trata dados pessoais de acordo com as instruções do Controlador.
TRATAMENTO: Qualquer operação ou conjunto de operações efetuadas com dados pessoais ou sobre conjuntos de dados pessoais (processamento de dados), por meios automatizados ou não automatizados, tais como a coleta, o registro, a organização, a estruturação, a conservação, a adaptação ou alteração, a recuperação, a consulta, a utilização, a divulgação por transmissão, difusão ou qualquer outra forma de disponibilização, a comparação ou interconexão, a limitação, a eliminação ou a destruição.
DADOS PESSOAIS: Qualquer informação obtida em razão de contrato ou acordo comercial firmado com a Tombini, suas controladas e/ou subsidiárias, relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, como por exemplo: nome, CPF, RG, endereço residencial ou comercial, número de telefone fixo ou móvel, endereço de e-mail, informações de geolocalização, entre outros.
DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS: Dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
COMPARTILHAMENTO DE DADOS: Comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e/ou entidades públicas no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por entes públicos, ou entre entes privados.
CONSENTIMENTO: Manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada.
DADO ANONIMIZADO: Qualquer recurso físico ou lógico utilizado no armazenamento ou manuseio da Informação. Enquadram-se nesse conceito documentos em papel, arquivos físicos, computadores, servidores, programas de computador, bases de dados, linhas telefônicas, discos, DVD, CD, disquetes, hard-drives, pen-drives, memória flash, dentre outros.
VIOLAÇÃO DE DADOS PESSOAIS: Qualquer acesso, aquisição, uso, modificação, divulgação, perda, destruição ou dano acidental, ilegal ou não autorizado que envolva dados pessoais.
Com a sede da sua Matriz na cidade de Palmitos/SC, a Tombini para a consecução de seus objetivos, realiza tratamentos de dados pessoais, sendo certo que em todos os seus procedimentos, é valorizada a privacidade dos usuários de seus sistemas informatizados, dos profissionais, clientes, fornecedores e parceiros.
Pautado pela transparência em relação à sua atuação e, também, pela responsabilidade com a incorporação de todos os valores da Lei Geral de Proteção de Dados à sua cultura organizacional a Tombini criou a presente Política de Privacidade, para demonstrar seu compromisso com a proteção da sua privacidade, buscando de forma clara, objetiva e transparente, informar sobre os tipos de tratamentos de dados efetuados, os recursos de segurança utilizados, o embasamento legal para o tratamento de dados, e, principalmente, todos os direitos garantidos ao titular dos dados pessoais.
A Tombini cumprirá criteriosamente a legislação:
Diretores |
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Gestores |
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Colaboradores |
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Comitê Gestor Proteção de dados pessoais |
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Comitê de Segurança da Informação |
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Gerência Administrativa | Aplicar medida disciplinar compatível e amparada em lei (conformidade com a natureza da contratação do colaborador) em caso de constatação de violação da Política de Segurança da Informação |
Jurídico e DPO | Apoiar o gestor responsável pela segurança da Informação na identificação de novas leis ou regulamentações de segurança da informação e demais atribuições previstas nesse documento. |
A Tombini, se compromete a cumprir as normas previstas na Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13. 709/2018), em respeito às seguintes diretrizes:
Ainda, em conformidade com artigo 18º da LGPD, os titulares poderão realizar as seguintes solicitações via nossos canais de atendimento aos titulares:
A solicitação será atendida dentro do prazo legal. No entanto, algumas solicitações poderão ser atendidas parcialmente ou até mesmo negadas, a depender da fundamentação legal. O titular será mantido informado por e-mail ou correspondência, de acordo com seu primeiro contato.
O titular de dados poderá utilizar os canais de atendimento destacados abaixo para quaisquer reclamações, dúvidas, solicitações ou para exercer seus direitos de titular, conforme tópico anterior.
Para encaminhamento da solicitação devem ser utilizados o canal de requisição de titulares de dados inserido no website, redes sociais, e-mails marketing etc., da Tombini: FALE COM DPO
Canais alternativos
Encarregado de Dados: Anna Carolina Uflaker Maciel Domont – Martinelli Tech
Endereço de e-mail: dpo@grupotombini.com.br
As informações coletadas dos titulares de dados são armazenados em bases de dados da Tombini, especificamente criadas para viabilizar sua atividade da organização, sendo certo que o titular de dados poderá a qualquer tempo solicitar alterações, exclusões, revogações de suas permissões, atualização, alteração, remoção ou eliminação de seus dados, conforme tópico anterior, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados, por meio da Ouvidoria Geral, acessível em Canal de requisição de titulares de dados na aba contato do site, o que será analisado também à luz dos dispositivos da LGPD, sempre contextualizando os dados pessoais envolvidos com a atividade reguladora e fiscalizadora onde a organização está inserida.
Os dados e os registros de atividades coletados serão armazenados em ambiente seguro e controlado, observadas as regras de Segurança da Informação. Em caso de eventos que envolvam falhas, desvios de finalidade ou perda de dados por ação de vírus ou de terceiros invasores ao sistema de banco de dados da Tombini, serão adotadas de forma imediata todas as providências necessárias a fazer cessar o risco e a conter as suas consequências, investigando-se a origem dos acessos, bem como sua abrangência e potencial lesivo, e comunicando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, para as providências de sua alçada através do Time de Resposta à Incidentes, conjuntamente com a Comissão de Segurança da Informação da organização.
Em razão de sua atividade, e de todas as responsabilidades técnicas envolvidas, a Tombini, mantém os dados pessoais pelos prazos mínimos exigíveis em legislação especificas, após os quais são mantidas para uso restrito à organização conforme Política específica de retenção.
Os dados coletados são armazenados em servidores próprios da Tombini, localizado em ambiente físico, bem como em repositório lógico armazenados em nuvem junto ao Google.
Os dados pessoais coletados pela Tombini, podem variar conforme a relação que o titular dos dados optou por estabelecer junto à organização direta ou indiretamente, se é colaborador, cliente, fornecedor, prestador de serviço, parceiro comercial, visitante, dentre outros, e conforme o titular utiliza nossos serviços.
As informações pessoais requeridas obedecem ao princípio da proporcionalidade, ou seja, são coletadas apenas aquelas informações necessárias à realização das atividades da Tombini, em especial as necessárias para a verificação da autenticidade da documentação e da identidade dos profissionais da área, em razão das funções de fiscalização e regulamentadora do exercício das atividades.
Destaca-se que são coletadas informações de adolescentes em razão do cargo jovem aprendiz disponibilizado no quadro de funções da organização, bem como dados de crianças e adolescentes dependentes dos colaboradores ativos.
A Tombini, se responsabiliza por utilizar em seu site https://www.grupotombini.com.br/ todas as tecnologias hábeis a garantir o respeito à legislação vigente e aos termos desta Política de Privacidade, e informa que a coleta de dados é executada em conformidade com os requisitos elencados no artigo 7º da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.
Nos termos das hipóteses de tratamento descritas na presente Política de Privacidade, sempre que houver razões secundárias não condizentes com a atividade da organização para a coleta ou tratamento de dados pessoais, será solicitado o consentimento expresso por escrito, do titular de dados. Neste caso, se após nos fornecer seus dados, a qualquer tempo o titular dos dados se arrepender, ou se assim o desejar por qualquer outro motivo, poderá revogar o consentimento, mediante encaminhamento de solicitação por quaisquer dos meios de contato elencados no item 8 da presente política.
Nas demais hipóteses, quando o tratamento de dados for indispensável para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador, ou quando o tratamento compartilhado de dados for necessário à execução, das atividades e cumprimentos das obrigações previstas em leis ou regulamentos, será dispensado o consentimento do titular de dados, considerando-se devidamente publicada, através da na presente Política de Privacidade a respectiva motivação.
O titular de dados ao utilizar o site vinculado, a Tombini eventualmente informa seus dados ao preencher o formulário de contato disponibilizado, a depender do teor da mensagem enviada, serão armazenados, unicamente com o objetivo de ser contatado, por ter expressado interesse em nossos produtos e serviços.
Informações de identificação: Nome completo, Empresa, E-mail e Telefone de contato. (Requisição de dados: Nome, CPF, E-mail, Telefone, Endereço, Foto Rosto, Foto Documento)
Quando o titular de dados um dos nossos produtos e/ou serviços, ele precisa fornecer alguns de seus dados pessoais para execução das nossas atividades, no tocante ao seu papel de responsável legal e financeiro pelo contrato de compra e/ou prestação de serviços, bem como posterior cadastro para utilização do produto ou sistemas utilizados internamente.
Tratamos seus dados pessoais em conformidade com os objetivos da Tombini que, de forma explícita, evidenciam o negócio de suas empresas.
Consideram-se FINALIDADE, INTERESSES LEGÍTIMOS e PROPÓSITOS LEGÍTIMOS do controlador, todas as atividades relacionadas aos negócios das empresas que integram a Tombini, citando-se, contudo não se limitando a:
Elaboração de Contratos com a Tombini. |
Relatório de vendas e extratos |
Simulação de fretes, orçamentos de serviços |
Serviços de despachante. |
Emissão de notas fiscais. |
Recrutamento e contratação de profissionais e/ou Jovens Aprendiz desde o início do processo de seleção. |
Elaboração de relatórios acerca de cargas e pedidos logísticos. |
Controle de fluxo de logística |
Realizar a prestação de contas de serviços externos. |
Autorizar a entrada do titular nas dependências da empresa quando necessário. |
Contratar Frotas e Veículos para prestação de serviços. |
Compra e Venda de Frotas junto ao CNPJ Seminovos |
O titular de dados, após processo admissional, informa seus dados para a Tombini para realizar processo de contratação, para, então, inícios de suas atividades. Os dados coletados são:
Os titulares de dados, através de contratos de prestação de serviço e fornecedores advindos de processo de compra e venda, fornecem os seguintes dados: Nome dos sócios; telefone; endereço; cidade; cep; dados bancários, e-mail.
Eventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política de Privacidade poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do titular, ou, ainda, que a coleta seja permitida ou imposta por Lei.
Durante a Utilização do site, a fim de resguardar e de proteger os direitos de terceiros, o titular de dados no uso do site deverá fornecer somente seus dados e não os de terceiros.
Os dados pessoais do usuário coletado pelo site têm por finalidade facilitar, agilizar e atender as solicitações realizadas por meio do preenchimento de formulários, ou para finalidade compatível a estas, bem como, podendo ser utilizado para melhorar a qualidade e funcionamento dos nossos serviços e produtos.
Existem várias formas de se relacionar a Tombini, as mais comuns são:
Quando o titular acessa o site da Tombini, é realizado o registro de alguns dados de forma automática, por meio do uso de cookies e tecnologias semelhantes como:
Para mais informações consulte a sessão de “Utilização de Cookies”.
Atendimento às solicitações, reclamações, dúvidas e demais contatos dos clientes e titulares de dados pessoais.
Quando colaborador, cliente, fornecedor, parceiro de negócios, a relação com a Tombini é sustentada por relação contratual, e para atingir as finalidades estabelecidas no objeto contratual. Para tanto, é necessário coletar alguns dados pessoais. Os dados coletados serão tratados para que os fins contratuais sejam atingidos, permanecendo em nossa base de dados enquanto perdurar o negócio jurídico, por obrigação legal ou regulatória, ou para atender os legítimos interesses da organização.
Ao navegar no site https://www.grupotombini.com.br/ o usuário poderá ser conduzido, via hyperlink, a conteúdo ou serviços, a outros portais ou plataformas que poderão coletar suas informações e ter sua própria Política de Privacidade. Hyperlinks externos não constituem endosso pela Tombini, a respeito dos sites/ambientes vinculados, nem tampouco às informações, produtos ou serviços ali contidos, pelos quais não se responsabiliza.
A Tombini, prima pela segurança e privacidade do conteúdo inserido no domínio https://www.grupotombini.com.br/ bem como pela ininterrupta vigilância contra-ataques, invasões ou contaminações por vírus de todos os tipos, agindo de forma proativa para impedir que terceiros não autorizados venham a acessar e, eventualmente, interceptar, eliminar, alterar, modificar ou manipular de qualquer modo os dados presentes e/ou transmitidos a seus servidores.
É possível que a Tombini realize o uso compartilhado dos dados pessoais, caso em que estará restrito ao mínimo adequado e necessário para o cumprimento das finalidades específicas, podendo ser compartilhados com entidades públicas e privadas, mediante anuência do titular ou com finalidade específica de cumprir obrigações contratuais e normativas, dentro dos critérios legalmente previstos, destinadas à manutenção e administração das atividades da organização.
A Tombini, utiliza cookies em seus sites para diferentes finalidades. As funções mais comuns dos cookies são as de viabilizar e personalizar a navegação, gerar estatísticas de acesso, aprimorar a sua experiência de navegação nas páginas, dentre outras.
A Tombini aplica os melhores métodos e sistemas, permitidos por lei e de razoabilidade, para proteger seus dados pessoais contra acessos não autorizados. Sendo assim, a organização, em observância às diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas pelas melhores práticas de mercado e previstas em nossa Política de Segurança da Informação, adota as seguintes precauções:
Esta política está sujeita a alterações a qualquer momento, sempre buscando aperfeiçoar os serviços em benefício do titular de dados. Toda e qualquer alteração visa se adequar às eventuais modificações, sejam de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário, bem como novos requisitos legais, regulatórios ou contratuais. Quando isso acontecer, a Tombini, informará diretamente em seu site e através dos procedimentos de envio de informativos utilizados pela organização.
Caso não concorde com as alterações incluídas nesta política, o titular poderá exercer o direito de solicitar a revogação do consentimento e a exclusão dos dados, a qualquer tempo através do contato facilitado.
Aprovação da Empresas | Aprovado por | Data | Assinatura |
Tombini |
AVISO DE PRIVACIDADE PARA SITE
A Tombini, na posição de controladora todas as suas controladas e/ou subsidiárias que compõem o “Grupo Tombini”, está comprometida com a proteção da sua privacidade e o tratamento transparente dos seus dados pessoais, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este aviso de privacidade se aplica a todos os dados coletados através de nossos sítios de internet, sistemas, aplicativos corporativos e outros mecanismos de coleta de dados, como formulários físicos, e-mails, redes sociais, contratos, etc.
Quais dados coletamos?
A Tombini coleta dados pessoais como nome, CPF, RG, endereço, telefone, e-mail, informações de geolocalização e outros dados necessários para nossas operações e para fornecer nossos serviços. Dados de colaboradores, estagiários, aprendizes, contratados, temporários, fornecedores, terceiros e sócios também são coletados para finalidades específicas.
Para que utilizamos seus dados?
A Tombini utiliza seus dados para diversas finalidades, incluindo mas não se limitando a:
Com quem compartilhamos seus dados?
A Tombini poderá compartilhar seus dados com:
Seus direitos
Você titular de dados tem o direito de:
Como protegemos seus dados?
A Tombini aplica os melhores métodos e sistemas para proteger seus dados pessoais contra acessos não autorizados, perda ou alteração.
Contato:
Para exercer seus direitos ou tirar dúvidas sobre privacidade, entre em contato conosco através dos seguintes canais:
Este aviso resume os principais pontos da nossa Política de Privacidade. Para mais detalhes, consulte a versão completa disponível em [link para a política completa].